Companheiros de Aventura


Mais raro do que lerem uma crítica musical escrita por mim, só o facto de se tratar de uma crítica/análise/recomendação de um álbum português, cantado por portugueses na lindíssima língua que Camões "inventou" e certos indivíduos querem agora "desinventar" (mas isso é outra conversa).

Pois bem, eis uma parte de mim que se retrata: quando achava ser já impossível voltar a ouvir algo que me despertasse, eis que surge, "Companheiros de Aventura", o mais recente trabalho a solo em que Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, tem o prazer de contar com a participação (tal como o título do álbum sugere) de alguns ilustres companheiros, como Rui Veloso, Vitorino ou Celeste Rodrigues (sim, a velhota irmã da defunta rainha do fado, quem diria que eu algum dia iria, não só suportar, como ADORAR um tema em que a sua voz é, e face a redundância, rainha)...

O Amor (sem se saber bem porquê), é pura e simplesmente, um dos temas simultaneamente mais simples e mais tocantes que algum dia ouvi cantado na nossa língua, e vale, só por si, o dinheiro que pedem pelo álbum (sim, comprem, é dos poucos que vale a pena)...

Mas não é o único.

A versão da música "Adeus Ó Serra da Lapa" (que esteve ali ao lado em reprodução automática durante uns bons dias), original de Zeca Afonso, é também um must, sendo que duas vozes tão distintas como as do Tim e do Vitorino se fundem numa harmonia quase perfeita, apenas ao alcance dos grandes.

Não descurando as outras (todas elas extremamente bem conseguidas, coisa rara num álbum maioritariamente comporto por covers), são essas as duas que me fizeram escrever este post.

Nunca coloquei o Tim no restrito grupo de elite da música nacional, ou pelo menos, no topo do mesmo (Zeca Afonso, António Variações, Rui Veloso, Jorge Palma e Sérgio Godinho são os meus monstros sagrados), mais não seja pela crescente regressão musical da sua banda (mais uma das que se renderam à inevitabilidade dos números, em prejuízo da qualidade)...

Mas depois de ouvir o álbum três ou quatro vezes, rendo-me à evidência: este senhor ainda sabe o que é fazer música a sério, e por isso, lhe presto daqui a minha homenagem.

Bravo, Tim.

Venham mais destes...

Pipi e os Gravadores


Num país de mentalidades decrépitas como o nosso, onde os serviços informativos da televisão PÚBLICA dão tempo de antena a coisas como "vice-responsável pela colocação das almofadas na cadeira onde sua santidade o papa vai sentar as nalgas em Fátima" e outros que tais, num país que segundo Fernando Ulrich estará na bancarrota muito antes do que era previsível (?), ainda vão existindo cronistas de qualidade, que nos fazem sorrir, divertindo-nos com as nossas próprias misérias, de forma exímia.

É disso exemplo, o seguinte texto, da autoria de Ricardo Mesquita, que encontrei aqui, e que passo a transcrever, para vossa comodidade.


A comparação não será a ideal, alguns dirão que é pura demagogia. E até pode ser, admito e dou de barato. Mas pelo menos é elucidativa do tratamento algo desfasado que as nossas autoridades dão a dois casos, um mais grave que mete electrónica e outro mais divertido que envolve nudez. Pipi e os gravadores poder-se-ia chamar este filme.

No mesmo país em que assistimos ao furto de dois gravadores por um deputado da Nação sem que o acto tenha consequências profissionais para o senhor vemos uma professora ser suspensa de imediato porque mostrou o pipi e as maminhas na revista Playboy.

O mais grave é que o furto parece ter sido efectuado no interior das instalações da AR e ao que consta a professora não terá realizado a sessão fotográfica na sala de aula ou no recreio com a pequenada toda a bater palmas enquanto jogava à macaca.

O deputado Ricardo diz ter praticado "acção directa" para defender a honra, já a professora Bruna perdeu a honra ao praticar a "acção directa" de despir a roupinha.

Temos por um lado uma professora que não pode continuar a lidar com crianças porque meia Mirandela e alguma malta de Valpaços a viu nua na revista Playboy e por outro um deputado que pode continuar sentado no quentinho da AR depois de todo o país o ter visto "abafar" dois gravadores da revista Sábado. É justo.

Com isto podemos deduzir que para vermos o deputado Ricardo Rodrigues ser suspenso de funções seria provavelmente necessário que este pousasse nu para uma revista feminina ou fizesse um strip-tease durante a comissão de inquérito PT/TVI. A mesma comissão onde vemos o Sr. deputado insistentemente apelar à moral e à legalidade.

Uma coisa é certa, se a "Stôra" Bruna fosse deputada tenho a certeza que não furtaria gravadores ou máquinas fotográficas a jornalistas, até porque provavelmente estaria nua e não teria bolsos para esconder o material. Já o Sr. Deputado, a menos que faça um Lap dance a Mota Amaral não vejo forma de ser admoestado.

Posto isto e fazendo o ponto final de situação: ser professora e cumulativamente mostrar o pipi numa revista: NÃO. Ser deputado e furtar gravadores a jornalistas: SIM


Nada mais a acrescentar. :D

O Mundial "Por Um Óculo"


A propósito da inqualificável, inadjectivável lista de seleccionados pelo nosso grande pastor moçambicano, que se porá a caminho de umas (i)merecidas férias na África do Sul, e da qual regressará no final dos três primeiros jogos, com zero pontos, e no máximo, um ou dois golos marcados (estou a ser optimista, atenção, até no facto de presumir que vai existir mundial, e que toda a gente vai chegar inteira a casa para contar a história...), fica uma lista daqueles que seriam, na minha humilde opinião, os mais dignos, e os melhor preparados para representar PORTUGAL nesse grande evento futebolístico que se aproxima.

Treinador: Humberto Coelho

Titulares:

Quim (Melhor Guarda-Redes PORTUGUÊS da actualidade, sem sombra de dúvidas);

Fábio Coentrão (o extremo que melhor joga à defesa em Portugal);
Ricardo Carvalho;
Bruno Alves (yah...);
Ruben Amorim (alguém me sugere um defesa-direito português, de raiz, que tenha feito melhor temporada do que este polivalente?);

Miguel Veloso (um dos melhores jovens trincos da actualidade);
João Moutinho (melhor médio português, a quilómetros);
Nani (melhor jogador PORTUGUÊS da actualidade);
Simão (já meio podriqueiro, mas ainda muito útil);

C. Ronaldo (no comments);
Yannick Djaló (jovem, talentoso, e em grande forma neste final de temporada).


Ora, faltam 12, vamos lá ver...

GR: Hilário (experiência em caso de necessidade) e Rui Patrício (juventude para 3º GR);

Defesas: Miguel, Paulo Ferreira, Fernando Meira, e... hum... sei lá, Zé Castro?

Médios: Carlos Martins, Tiago, Raul Meireles, Danny (só pela polivalência, em caso de necessidade);

Avançados: Hugo Almeida e Makukula (melhor marcador do campeonato grego, em plena forma, podia ser muito útil nos últimos 20/25 minutos).


E pronto. Como vêm, gostos são gostos, e eu gostava muito que o nosso país fosse condignamente representado, por atletas NACIONAIS, comandados por treinadores que sabem o que fazem, adeptos do futebol-espectáculo... Mas infelizmente eu não mando nada, e por essa razão e todas as outras, ficarei contente quando vierem "com a da mãe às costas", pois muito me admiraria se assim não fosse, pois serei o primeiro a dar a mão à palmatória, se assim não for. :)

Cumprimentos futebolísticos!